quinta-feira, 29 de outubro de 2009

GAIA cura para uma planeta doente:


Neste livro, James Lovelock, cientista inventivo, não-ortodoxo, engenhoso e um Darwin dos tempos modernos, apresenta de forma acessível e plenamente ilustrada a sua teoria segundo a qual a Terra é viva e pode ser considerada como um gigantesco superorganismo vivo. Ele chama de "Gaia" a sua teoria, e no processo de descrevê-la, Gaia: Cura para um Planeta Doente também apresenta um check-up da saúde de meia-idade do planeta. Como qualquer outra forma de vida madura, Gaia sofreu vários golpes, alguns deles sérios, ao longo do caminho. Até agora, a recuperação sempre foi completa, mas hoje Gaia está doente; ao que parece, a humanidade é parte do problema, e nós estamos apenas despertando para esse fato.

Esses desafios com que Gaia se defronta são explorados com a originalidade, o vigor intelectual e o rigor científico que trouxeram a James Lovelock tais louvores. Agora, neste livro, as suas idéias são acompanhadas de ilustrações, fotografias e gráficos informativos, o que lhe permite apresentar a anatomia e a fisiologia de Gaia, bem como as suas doenças, com grande beleza.Lovelock examina a evolução do planeta, a sua anatomia, bioquímica e fisiologia. Analisa os sintomas da superpopulação, desde o aquecimento global e a mudança do clima até o desmatamento.Este livro é uma aquisição essencial para qualquer pessoa preocupada com o bem-estar do planeta e com a vida que ele sustenta. Ele ganhou o reconhecimento de muitas instituições acadêmicas e é destacado nas listas de leitura da maior parte dos cursos de ciências ambientais e da Terra.
.
Sobre o autor:James Lovelock é um dos mais preeminentes e influentes cientistas pensadores do nosso tempo, no entanto, foi como cientista independente, desde 1964, que Lovelock realizou a sua obra mais notável, tanto nas ciências, incluindo a criação do da teoria de Gaia, como na criação de equipamentos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário